© 2017 - CoNéctar Coworking | Todos os direitos reservados | Designed by Garden Digital

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
Please reload

Posts Recentes

Aceleradoras de startups em Ribeirão Preto. Já é o momento para sua empresa?

April 11, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Aceleradoras de startups em Ribeirão Preto. Já é o momento para sua empresa?

11/04/2017

Você já ouviu falar em aceleradora de startups? Sabe como funcionam? Conhece alguma aceleradora em Ribeirão? Será que é uma boa ideia acelerar minha startup? Ou então é melhor procurar uma incubadora? Em que momento devo fazer isso? Muitas são as dúvidas que passam pela mente do empreendedor quando o assunto é aceleradora de startups e queremos ajudá-lo a esclarecer algumas delas. Acompanhe a leitura e veja um panorama sobre o tema com foco no cenário de Ribeirão Preto.

 

O que é uma aceleradora?

 

Elas surgiram há pouco mais de 10 anos no Brasil e estão chamando cada vez mais a atenção no universo do empreendedorismo. Basicamente, elas são empresas de fomento à inovação, que auxiliam um negócio a tomar corpo e a decolar por meio de seus programas de aceleração.

Diferenças entre aceleradora e incubadora:
Antes de existirem as aceleradoras já haviam as incubadoras. Os dois conceitos representam caminhos para ajudarem empreendedores a chegarem a um nível mais elevado em seus negócios, mas são marcados por algumas diferenças básicas.

 

- Origem dos investimentos

 

 

Em uma incubadora, o capital geralmente vem de verba pública, como de órgãos da prefeitura ou de instituição de ensino, por isso a avaliação das iniciativas é mais complexa e o projeto requer uma maior formalidade. Já em uma aceleradora os financiamentos que predominam são os privados e o projeto é mais informal, focado no potencial do negócio no mercado.

 

- Segmento

 

 

O campo de negócios também difere os dois caminhos. As incubadoras estão mais ligadas a pequenos negócios tradicionais enquanto que as aceleradoras apoiam mais negócios inovadores, pensados para atuarem em um campo ainda pouco explorado.

- Processos

 

 

Comparando-se com uma incubadora, o trabalho em uma aceleradora é mais focado. O tempo de processo varia de acordo com cada projeto, mas sempre é prevista uma data final. Os programas envolvem investimento de capital na startup e, como contrapartida, as aceleradoras ficam com uma porcentagem da empresa.

 

O melhor momento para a startup ser acelerada

 

 

Não existe uma regra clara sobre o momento mais indicado para acelerar uma startup, mas é certo que empresas que estão na fase muito inicial não têm um aproveitamento tão bom como uma startup que já está em movimento. Isso porque a aceleração pode contribuir em questões comerciais e marketing, ajudando a superar limitações que já estão sendo vivenciadas por gestores de startups que já tenham validado seu negócio.

Mas uma coisa é certa: seja qual for o seu tipo de negócio ou em que momento ele esteja é sempre uma boa ideia buscar parcerias e novos olhares. E nisso o CoNéctar pode contribuir com as startups em Ribeirão Preto.

 

Venha ampliar seu networking nos eventos de empreendedorismo, receber mentorias de especialistas em diversas áreas do conhecimento e atuar em um ambiente que tem tudo para dar um "UP" em seus projetos. Você pode começar esta aproximação agora mesmo, é só entrar em contato e agendar uma visita com a gente.